sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Carta

Camarada,
Não pude deixar de notar em seus últimos versos sua completa desilusão quanto as coisas da vida. Tenho de lhe dizer que em muito concordo com você, não há e nunca haverá, como bem disse, o bem estar completo...aquela doce quimera de que se pode ter tudo, que tantos no mundo insistem em acreditar, é realmente um dos pensamentos mais falhos de nossa sociedade.
Fomos dotados, eu e você, de pés bem plantados ao chão, somos alienados ao sentimentalismo barato, e - infelizmente - vemos a vida como ela é...sem sonhos e metamorfoses. Acreditamos naquilo que existe, deixando as trapalhadas de uma doce ilusão de fora de nossas vidas. Não nos prendemos aos contos de fadas contados nas nossas infâncias...
Porém,não posso concordar quando diz que nada no mundo poderia ferir a seres como nós. Fere sim, e fere mais fundo...porque caro amigo, não revestimos com palavras doces a rotina de nosso vocabulário...porque arrancamos toda a bela roupagem do que nos dizem. Enxergamos através da beleza de cada linha escrita ou palavra falada e vemos a verdade, nua e crua...e isso, caríssimo, nos despedaça. Se pudéssemos ao menos acreditar nas lindas palavras que dizem o que não querem dizer...se como loucos não arrancassemos cada doçura contida em uma sentença, deixando ali naquela frase somente o que ela realmente quer dizer...seriamos felizes...iludidos...mas felizes.
Dera eu sonhar, como tantas, com um novo longo amor. Dera eu acreditar na palavra "Sempre". Dera eu ter coração de uma menina que se apaixona tão fácil. Dera eu ter a coragem de amar. Quem dera eu, meu amigo, sucumbir a um pequeno toque. Seria sim, mais feliz.
Mas não posso admitir a sua desilusão quanto à vida. Não é a vida que é errada, somos nós, seres humanos, com todos nossos enredos, novelas particulares, dramas, especulações e medos que estragamos tudo. Somos, eu, você, e pessoas como nós, infelizes... Infelizes por vermos tudo isso sem participar. Certeza tenho de que se fôssemos como eles, seriamos muito felizes... entenderíamos a trama de toda essa novela que armam dia a dia... cairíamos como eles caem, nos levantaríamos com a mesma facilidade, inventariamos problemas e angústias para tudo que vivemos...e sim...seriamos ilusória e perfeitamente felizes. Mas para nós, nos resta assistir, argumentar as vezes, tentar decifrar esse jogo que eles jogam...Nos resta tentar participar vez ou outra, palpitar e pedir explicações...entretanto tão logo nos perturbamos com suas maquinações o melhor a fazer é sair e assistir novamente..tentando, quem sabe, ao menos, achar graça.
Quanto a vida, não se desiluda. Vida é o teu respirar...corra muito até se cansar...e se sente no chão...perceba como o ar que entra em seus pulmões rapidamente devolve ao seu coração um ritmo cada vez mais desacelerado...Vida é o vento que sopra em seus ouvidos as maiores verdades do mundo...Vida é a certeza do dia de hoje...não a ilusão do que será o dia de amanhã. Viver ultrapassa qualquer limite...é algo único e que tem só uma linha reta...as pessoas que insistem em cortar, remendar, adulterar essa contínua linha.
Enquanto, querido amigo, buscar certeza nas pessoas para explicar cada momento da sua vida, deixará escapar entre seus dedos cada graça que poderia ter segurado em suas mãos. Enquanto permitir que seus pensamentos interfiram no que há de mais nobre, que é viver, continuará a manter sobre si vendas que já diz ter tirado de seus olhos.
Somente haverá felicidade para pessoas como nós quando soubermos lidar com o que somos. E então sim. Seremos felizes.


Sem mais, sou grata por suas palavras.

Mayra

Um comentário: